A água do mundo pode estar mais próxima do fim do que você pensa

sábado, 14 de fevereiro de 2009

falta de agua O Brasil possui uma enorme bacia hidrográfica e mesmo assim tem uma grande área afetada pela seca. Historicamente o sertão nordestino é um lugar atingido pela falta de chuvas e talvez a realidade das pessoas que vivem nesta região esteja próxima de ser a nossa também.

A vida moderna exige um grande uso de água limpa, principalmente por parte da indústria e da agricultura, que na maior parte das vezes utiliza este recurso de forma irresponsável. Segundo um cálculo feito pelo Pacific Institute e pelo Water Footprint Network, a produção de um hambúrguer utiliza 2,4 mil litros de água em todo o seu processo. Para fazer um quilo de microchips são necessários 16 mil litros de água principalmente para a limpeza e remoção dos produtos químicos. Um copo de suco de laranja utiliza 850 litros de água.

Parece que nós tentamos a todo custo acabar com a água do mundo pois se de um lado os rios estão cada vez mais poluídos, por outro lado a natalidade faz com que o consumo aumente. A ONU estima que mais de um terço da população humana esteja sofrendo com a diminuição na quantidade de água disponível. Em 2020 o uso da água pelas pessoas aumentará em 40% se levarmos em conta os índice atuais e em 2025 2 em cada 3 pessoas terão “problemas com a água”.

Um dos locais que mais preocupa os especialistas é a China, onde a indústria não para de crescer e a população é imensa. Esta união poderá causar problemas sociais graves no futuro.

David Zhang, da Universidade de Hong Kong, analisou 8 mil batalhas nos últimos 500 anos e concluiu que a falta de água teve um peso grande como catalizador. Ele afirma que isto é um alerta, afinal a falta de recursos é um dos principais motivos para a guerra.

Sendo um país com tanta água potável, esta idéia pode deixar muita gente de cabelo em pé. Também não podemos pensar que o fato de termos uma grande quantidade de água potável nos dá o direito de desperdiçarmos. A economia pode começar de casa com atitudes simples no chuveiro ou ao se fazer tarefas comuns como lavar a louça ou o carro.

Fonte: Times Online

18 comentários:

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 01:27  

Água não é como a gasolina que queima e não volta mais, ela cumpre um ciclo perpétuo no planeta. Água consumida agora se evapora e retorna ao ciclo. A falta de água no mundo é um mito. Tem algumas informações curiosas sobre isso aqui:

hypescience.com/mito-falta-de-agua/

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 06:41  

Era isso que eu ia falar... ora... por acaso a água usada some do planeta? Não, ela se evapora e volta em forma de chuva... ela se infiltra na terra e cai nos lençóis freaticos.

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 08:10  

Aos dois anônimos acima, acho que esqueceram um pequeno detalhe: vcs bebem água salgada? Afinal, 3/4da superfície do planeta são oceanos, então é mais fácil termos água voltando para lá. Faltar água DOCE vai ser um problema, não água de uma forma geral. Despoluir e dessalinizar a água são os principais desafios, não fazer com que ela volte em chuva (ácida, muitas vezes). Apesar de fundamentada, a matéria do hypescience acredita que "apesar de caro, o processo de dessalinização é possível". E a logística? qual vai ser o preço final ao consumidor? quantas pessoas vão realmente pagar por boa água? com tanto concreto nas grandes cidades e sua geração de lixo, esses grandes centros sofrem mais com as chuvas do que se benificiam. Uma dica para os "entendidos": vão visitar as represas que abastecem suas cidades. perguntem como era e como está indo a renovação.

A gente precisando de consciencia ecológica e vemos comentários como esses...

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 08:35  

Ao anterior.
Acho que vc está enganado, no ciclo fundamental da água, a água que evapora dos oceanos (que são salgados) precipitam em forma de chuva (NÃO salgada!).
Consciencia ecologica não é esquecer o básico, e sim estudar novos meios...
Eu participo de diversas ações ambientais e projetos de uso racional de recursos.
Também tenho um dessalinizador SOLAR, então o problema que vc vê, eu não vejo! Soluciono!

Leo 18 de fevereiro de 2009 10:25  

"a produção de um hambúrguer utiliza 2,4 mil litros de água em todo o seu processo"
"Um copo de suco de laranja utiliza 850 litros de água"
Esses dados me parecem totalmente absurdos. Para quê se usaria tanta água para um hamburguer? Nem se isso incluir a água q o bovino (ou suíno, sei lá) ingere, nem a água usada nos frigoríficos...
850 litros de água para um copo de suco?? Ok, usa-se água no processo de lavagem da laranja, a laranjeira precisa de água e td mais, mas 850 litros por copo de suco??! Eu duvido mto...
São "informações" apenas para chamar a atenção... e mesmo q sejam reais, oq eu duvido mto, boa parte dessa água é reaproveitada..
No mais eu concordo q deve haver racionalização e q a água doce corre perigo de se tornar escassa, pois a cada ano diminui a quantia de água potável no planeta. Mas sensasionalismo barato não ajuda em nada.

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 11:12  

Quando alguém toma banho (por exemplo) pra onde vai a agua? Some do planeta? Praticamente toda ela vai de volta via esgoto pra terra ou para algum centro de tratamento.

Agora, a agua que que bebemos, quanto dela retorna pro meio ambiente? Acho que nós humanos é que causamos um desperdicio de agua.

O problema maior é o tratamento da agua, que o poder publico não quer gastar então provoca essa polemica toda.

Ricardo 18 de fevereiro de 2009 13:13  

Ao Anônimo idiota do primeiro comentário e dos comentários identicamente idiotas posteriores.

Ao se tratar do problema da falta de água, se está, obviamente, falando da falta de água "potável" ou "própria para ingestão".

Só uma besta completa consegue ler "falta de água" em sua literalidade.

Só uma besta completa consegue achar que é um bom argumento o de que a água é cíclica, e que tudo estaria resolvido com a chuva.

Já ouviu falar em chuva ácida? Já ouviu falar em contaminão de mananciais e lençóis freáticos?

E, por último, só uma besta completa consegue afirmar que o problema é só do poder público.

Você deve ser acessor do Bush, ou algo muito alienado.

A propósito em me identifico.

Tarlen 18 de fevereiro de 2009 13:22  

Por favor, entendam! É um ciclo perpétuo sim, mas pra onde vai a água que todos nós utilizamos? Resposta simples e direta: ESGOTO!

Ela pode retornar sob forma de chuva ou água tratada? PODE, mas é em quantidade desproporcional!

Ao do "Dessalinizador SOLAR", eu nem queria comentar nada, pois nem seu nome você teve coragem de colocar! Mas aproveitando a deixa, por que o ilustre não nos fala o valor de um "dessalinizador SOLAR"?
Como uma pessoa participa de projetos ambientais e tal fala coisas assim? Não é querendo ser grosso, por favor, entendam! Só fiquei indignado.

Instalar isso numa ou n'outra residência é balela... vá propôr um projeto pra instalação em massa! Melhor ainda: vamos aprender o que é educação ambiental... não é só aquela de casa que é importante!

Leo, realmente eu acho que os números são exorbitantes, mas não se esqueça que para produzir tais coisas, energia foi gerada e transformada, e o grande problema hoje é produção de energia com combustíveis não renováveis, cujo ciclo afeta (direta ou indiretamente) a água.

Concordo com o último anônimo quando ele fala que nós desperdiçamos água, mas discordo quando ele joga a culpa apenas no governo! É também do governo, mas não podemos apenas falar isso. Ações básicas citadas no texto ajudam a ver como podemos agir!

Para quem leu, por favor, não se sintam ofendidos!
Obrigado.

Vitor Luís 18 de fevereiro de 2009 17:07  

No pleno século da informação em tempo real, e com tantos desafios a serem suplantados, ainda tem gente que acha que os recursos naturais do planeta serão sempre intermináveis, um pensamento "pleistocênico". A água é o bem fundamental e sempre será o elemento gerador e mantenedor da VIDA (pelo menos a vida baseada em Carbono que conhecemos aqui na Terra). Em vez de ficarmos especulando sobre números (que servem SIM pra nos dar uma dimensão de tudo), por que não refletimos sobre nossas atitudes? Acredito q já seria um ótimo começo. E os "ambientalistas" q postaram aqui, façam o favor de pensar antes de escrever algo pois, querendo ou não, muita gente menos instruída pode ter isso como "verdade" e agir na contramão de qualquer fagulha q possa surgir da conscientização ambiental que desejamos pras pessoas. Debater sim, mas concluir essas coisas prematuramente são um erro q ninguém pode cometer. A água é um bem da humanidade, vamos incentivar a sua preservação, e não o seu despedício!!!

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 18:22  

Senhor de Deus!

Por mais conscientização que haja neste mundo, sempre haverá os alienados que acham que a água não vai acabar, que efeito estufa é um mito, que Elvis não morreu....affff

João Guilherme 18 de fevereiro de 2009 22:02  

O pior ainda é ver um bando de trouxas achando que fazer uma discussão de significado vai resolver tudo. O problema real não está no esgotamento de reservas ou de rios secarem pois a agua do planeta nunca irá acabar, a não ser que aliens ultra-equipados suguem ela de nós. O que ocorre é uma má gestão da água por todos nós e há assim um desperdício em relação a agua potável, limpa, necessária para o nosso consumo diário. Dizer também que a agua irá logo acabar e que iremos morrer de sede é um grande equivoco, apesar de que é um problema grave. Alias, isso nao se resolve xingando ninguem muito menos se achando o certo em tudo.

A agua em si nunca sera escassa, apenas má administrada e assim contaminada, necessitando de mais tempo para voltar a ser consumivel.

Anônimo 18 de fevereiro de 2009 22:21  

FODA SE O PLANETA. NÃO VIVEREI O SUFICIENTE PARA VER O FIM DELE.

Famscrow 18 de fevereiro de 2009 23:20  

Deu sede....

Anônimo 20 de fevereiro de 2009 00:16  

Deu sede....²

Anônimo 1 de abril de 2009 14:49  

Acho que todos nós devemos preservar a água, pois sem ela não conseguimos viver!Afinal um pouco de educação e de respeito ao que a natureza nos fornece não faz mal a ninguém, não é?????????????????

Anônimo 1 de abril de 2009 14:52  

De repente me deu uma sede............ acho que vou tomar um copo d'água!!!!!!!!!!!!!Não é assim que dizemos, então porque não preservar para depois não faltar!!!!!!!!!!!!!!!!

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:51  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Anônimo 10 de abril de 2011 15:06  

perdi 5 minutos

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+