10 maneiras de se ganhar um Oscar

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Estamos a poucos dias da maior festa do cinema mundial, onde os prêmios mais importantes (pelo menos financeiramente) serão entregues aos mais votados pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Mesmo que você não concorde com o resultado das premiações, é inegável que ganhar uma estatueta destas faz muito bem a carreira do artista e do filme premiado.

Como as pessoas que votam nos ganhadores do Oscar são sempre as mesmas (com pequenas modificações), geralmente existe uma certa fórmula para se ganhar uma estatueta e mesmo que um filme não ganhe ou não seja ao menos indicado, você sempre pode identificar alguns padrões nos filmes lançados no fim do ano (a temporada do Oscar). Abaixo estão algumas maneiras de se ganhar uma estatueta.

10 – O filme ser estrelado por um personagem com alguma deficiência.

sam je suis sam
i am sam
2001
real : jessie nelson
sean penn
dakota fanning

COLLECTION CHRISTOPHEL

A lista entre indicados ou vencedores que interpretaram alguém que tinha uma deficiência física ou mental é enorme. Sean Penn em 2001 por Uma Lição de Amor, Billy Bob Thornton em Na Corda Bamba em 1998, Daniel Day-Lewis em 1990 pelo filme Meu Pé Esquerdo, Jamie Foxx pela biografia de Ray Charles e até mesmo Leonardo DiCaprio, que conseguiu sua primeira indicação com o filme Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador.

09 – Fazer um filme sobre o holocausto

lista_schindler_03

Ao se falar em filmes sobre nazistas todo mundo pensa em A Lista de Schindler, filme que ganhou uma penca de Oscars e mostrou que a Academia ama uma história sobre o sofrimento dos judeus. Talvez a influência deles na indústria do cinema tenha alguma coisa com isso. Outro bom exemplo é The Counterfeiters, filme que deu a Áustria seu primeiro Oscar, na categoria filme estrangeiro. Em 2009 O Leitor está concorrendo a 5 prêmios. Será que ano que vem Tarantino leva algum por Inglorious Bestards?

08 – Se não for no holocausto, basta ser de época

elizabeth blanchett

Os votantes parecem gostar muito de um filme que seja feito retratando o passado. A era da rainha Elizabeth surge como preferida ao analisarmos os sete Oscars que Shakespeare Apaixonado ganhou em 98. As duas biografias da rainha protagonizadas por Cate Blanchett também receberam diversas indicações. O filme A Luta Pela Esperança, que se passa no tempo da depressão americana (não a atual), recebeu 3 indicações, o que foi considerado pouco por alguns. A Troca também ganhou 3 indicações para o Oscar 2009 e Frost/Nixon está concorrendo a 5.

07 – Faça um ator heterossexual interpretar um gay

Milk_SeanPenn

Para isto basta olhar para o filme O Segredo de Brockeback Mountain, onde dois dos queridinhos da América interpretavam homossexuais. O filme ganhou 3 Oscars, incluindo melhor diretor para Ang Lee. Este ano Milk – A Voz da Igualdade está concorrendo a 8 prêmios incluindo melhor ator para Sean Penn.

06 – Faça uma atriz “gostosa” ficar feia

charlize-theron-monster-comparison

Ao ler este título você deve logo lembrar da interpretação que Charlize Theron fez em Monster – Desejo Assassino, que lhe rendeu o prêmio em 2004. Hilary Swank foi catapultada de garota Karatê Kid a estrela de respeito ao interpretar uma jovem transexual em Meninos Não Choram. Anne Hathaway é a garota da vez, com sua interpretação em O Casamento de Rachel ela descolou uma indicação em 2009.

05 – Faça um ator “gostoso” ficar feio

Benjamin-Button-Pitt_l

Serve ao mesmo princípio do anterior, que na verdade é a maneira destes artistas mostrarem que não são apenas rostinhos bonitos. Robert De Niro em O Touro Indomável ganhou muitos quilos para retratar o boxeador Jake LaMotta. Javier Bardem ficou mais feio para interpretar um assassino em Onde Os Fracos Não Tem Vez e ganhou sua indicação. Ledger está concorrendo ao Oscar deste ano por sua interpretação em O Cavaleiro das Trevas e Brad Pitt também concorre por sua interpretação e, O Curioso Caso de Benjamin Button.

04 – Ter um ator morto

heath-ledger-joker-02

É meio cruel dizer que alguém ganhou um Oscar ou foi indicado por que morreu, mas que a Academia gosta muito de premiações de homenagem ninguém pode negar. James Dean recebeu duas indicações póstumas, uma em 56 por Vidas Amargas e outra em 57 por Assim Caminha a Humanidade. Peter Finch ganhou o prêmio de melhor ator pelo filme Rede de Intrigas e Heath Ledger está concorrendo (com excelentes chances) este ano por O Cavaleiro das Trevas.

03 – Ser a volta de um astro caído

BestActor-MickeyRourke-Wrestler3

Não é só a Academia que gosta de uma volta por cima. Todos ficam felizes com casos como Robert Downey Jr. que concorre como ator coadjuvante e Mickey Rourke, que tenta ganhar uma estatueta por sua interpretação em O Lutador.

02 – Coloque legendas no filme

CrouchingTiger

Quando um filme é completamente legendado os americanos tendem a perder a paciência, mas vez ou outra algum filme como A Vida é Bela, O Tigre e o Dragão e Central do Brasil roubam a cena. A maneira mais certa é fazer um filme em inglês onde certos pedaços são legendados. A bola da vez neste quesito é Quem Quer Ser um Milionário (vulgo Show do Milhão - O Filme), onde certas partes do filme precisam de legendas. A produção está concorrendo a 10 estatuetas neste domingo.

01 – Faça dele o “filme legal” do ano

slumdog-millionaire

O filme não precisa ser muito bom, nem ter sido um sucesso de crítica, mas ter momentos bonitinhos e emocionantes. Foi assim com Forrest Gump, Titanic, Melhor é Impossível e Quem Quer Ser um Milionário.

 

Esta lista não garante premiações ou indicações, mas pode ser apontada como um guia. Agora é só esperar o Oscar e assinar algum canal de TV pago, pois a maravilhosa Globo comprou os direitos de transmissão da premiação apenas para ter certeza que ninguém iria transmitir. Enquanto os prêmios são entregues você terá que aguentar o desfile das escolas de samba para saber quem ganhou o que.

Fonte: ABC

6 comentários:

Marcio Melo 21 de fevereiro de 2009 11:21  

Muito bom man hehehe

Sensacional essa lista!

André Pacheco 22 de fevereiro de 2009 23:40  

Até animei de virar cineasta agora. Vou colocar as 10 dicas no mesmo filme.

Um casal gay descobre o amor num campo de concentração, e este campo se passa no século 10...

Dmitry 24 de fevereiro de 2009 09:38  

Seu filme pode não ser um sucesso de público, mas vai faturar um Oscar pelo menos...

Adriano 15 de março de 2009 21:15  

Faltou colocar "racismo é mau! racismo é mau!" Vale a pena pois é mais contemporâneo que nazistas (A Última Ceia, A Outra História Americana, Crash...)

Nós sabemos que racismo é mau, mas a Academia deveria se preocupar com seu papel para a com a arte, e não com suas aspirações políticas.

Dmitry 16 de março de 2009 09:45  

O grande problema da Academia é que o grupo de pessoas votantes têm um gosto muito peculiar, exatamente por isso fica mais fácil de saber como agrada-los

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:46  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+