Lagarta zumbi controlada mentalmente por larva de vespa

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

zumbi jardimO título acima parece coisa de filme de terror? Pois pode saber que se trata de algo comum na natureza deste inseto e ocorre aqui no Brasil. A espécie de vespa Glyptapanteles coloca seus ovos (80 de cada vez) dentro da lagarta e as larvas passam a se alimentar dos fluidos corporais de seu hospedeiro. Depois de desenvolvidas, elas comem a pele da lagarta para sair e se instalam dentro de casulos aderidos a folhas ou galhos para completar seu crescimento.

O bizarro desta situação é que a lagarta passa a fazer guarda para proteger o casulo, sem sair para nada, inclusive se alimentar. Estudos feitos pelas universidades d e Amsterdã e Viçosa indicam que este é um ponto importante na sobrevivência deste tipo de vespa.

A lagarta passa a se comportar como um zumbi, ficando de guarda para que nenhum inimigo chegue perto dos casulos. Durante o estudo, uma lagarta não contaminada pelas larvas não se importou que um predador deste tipo de vespa chegasse perto, enquanto as zumbis impediram 17 das 19 tentativas de se perturbar o casulo.

Em outro estudo (desta vez em um ambiente natural) as larvas de vespa que utilizavam as lagartas zumbis apresentaram uma taxa de natalidade duas vezes maior do que aquelas que não utilizam este recurso.

Um fato interessante é que as lagartas permanecem vivas apenas até as vespas adultas saírem dos casulos. Os cientistas não sabem determinar exatamente qual a conexão entre o fim da vida das lagartas e o completo desenvolvimento das vespas.

Uma pesquisadora da universidade de Amsterdã afirma que se fizermos uma autópsia nas lagartas acabaremos encontrando sempre uma ou duas larvas de vespa que permanecem e não saem para completar o desenvolvimento. Acredita-se que estas “se sacrifiquem” pela sobrevivência das outras, permanecendo na lagarta para garantir o comportamento de guardiã dos casulos. Abaixo você confere um vídeo de como a lagarta zumbi funciona, defendendo o casulo do besouro predador.

 

 

Mas não pense que controlar mentalmente um ser vivo seja exclusividade destas vespas. Uma espécie de barata, após ser ferroada pela vespa Ampulex compressa perde a capacidade de fugir, sendo inclusive guiada tranquilamente até um local ideal para o desenvolvimento e alimentação das larvas. Depois disso ovos são colocados em seu abdômen e por fim as larvas se alimentam da barata enquanto ela está viva, comendo de dentro para fora.

Um grupo de cientistas descobriu a maneira de anular o controle mental das vespas. Basta injetar um simulador do neurotransmissor octopamina diretamente no cérebro da barata. Ela logo voltará ao normal. Confira abaixo um vídeo sobre o assunto. Em caso de zumbificação, acho que vale a tentativa de injetar o neurotransmissor…essa é mais uma para o Guia de Sobrevivência aos Zumbis – Proteção total contra mortos vivos.

 

 

Fonte: New Scientist

3 comentários:

Themis 8 de janeiro de 2009 10:58  

Ótima matéria, Dmitry. Muito interessante mesmo!

Cá entre nós, impossível não pensar que talvez nossos políticos/governantes tenham desenvolvido algum mecanismo do tipo para "zumbificar" o populacho brasileiro... a água talvez (rsrs).

PS. BEM FEITO PARA A BARATA. BEM FEITOOOOOOOOOO! Bicho asqueroso!!!!!

Dmitry 8 de janeiro de 2009 11:54  

Acho que eles utilizam algo como as ondas da TV, pois quanto mais a pessoa assiste, mais concorda com o ponto de vista dela (pelo menos a maioria)

freefun0616 4 de novembro de 2009 07:44  

酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+