Erosão ácida - problema atual associado à dieta e hipersensibilidade dos dentes

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

moca fruta A erosão ácida tem se tornado uma preocupação crescente. A evolução da saúde bucal da população tem como conseqüência o declínio da perda de dentes por cárie e dentes permanentes que ficam na boca por um número de anos cada vez maior. Esta longevidade associada aos hábitos alimentares modernos, ricos em alimentos ácidos como bebidas energéticas, refrigerantes, sucos e frutas, faz com que cada vez mais sejam observados sinais da erosão ácida nos dentes das pessoas. Além disso, o uso comum e abundante de dentifrícios abrasivos, especialmente logo após a ingestão dos alimentos ácidos, agrava o quadro.

As causas da erosão dentária podem ser de origem intrínseca, como fluxo salivar reduzido, e ácidos estomacais em contato com os dentes por vômitos, regurgitação ou refluxos recorrentes, incluindo distúrbios alimentares; de origem extrínseca, a exemplo de ácidos oriundos da dieta e do ambiente, como piscinas e idiopática (sem causa determinada).

Um pH de até 5.5, aproximadamente, é suficiente para desmineralizar a superfície do esmalte dentário, enquanto que para a dentina (tecido abaixo do esmalte que compõe o dente), um pH de até 6.5 tem o mesmo efeito nocivo, dependendo de outros fatores como a acidez titulada, o conteúdo de cálcio, fosfato e fluoreto.

copo coca cola Há fortes evidências que sugerem que o modo pelo qual o alimento ou a bebida ácida é consumido é mais importante que a quantidade consumida no total. Reter na boca alimentos ou bebidas ácidas prolonga a exposição da superfície dos dentes ao ataque ácido, aumentando o risco de erosão. Beber em grandes goles ou “bochechando”( muita gente bochecha a coca-cola antes de engolir), pode aumentar a velocidade e a força do contato da bebida ácida com os dentes, aumentando o poder erosivo.

Todas as bebidas abaixo são de uso comum entre os brasileiros, e todas tem o potencial de contribuir para a erosão ácida. As tabelas são apresentadas como curiosidade, quanto menor o valor do pH mais ácido o alimento, portanto potencialmente mais prejudicial. Não sugiro parar de ingerir sucos de frutas (o refrigerante não faz bem por diversos motivos além deste, melhor deixar de lado), mas tomar alguns cuidados.

 

pH médio dos sucos de frutas

Manga

4,65

Caju

4,0

Uva

3,59

Abacaxi

3,5

Laranja

3,5

Morango

3,46

Maracujá

2,73

Limão

1,7

pH de algumas bebidas industrializadas

Cerveja

4,0

Guaraná Diet

3,54

Guaraná

3,06

Coca-Cola Diet

2,95

Gatorade

2,95

Coca-cola

2,36

 

frutas citricas Sugestões para minimizar os efeitos da erosão são: evitar hábitos que possam contribuir no progresso do desgaste, tais como bochechar ou manter bebidas na boca e sorver. Além disso, deve-se fazer uso de escova de dente de cerdas macias e dentifrícios com maior pH possível e com baixo índice de abrasão, para evitar qualquer desgaste adicional. Evitar escovar os dentes imediatamente antes e logo após um desafio erosivo, esperando cerca de uma hora (refrigerante, por exemplo). A escovagem antes do desafio erosivo remove a película adquirida que serve para proteger contra a erosão e, ao se escovar imediatamente depois, o esmalte desmineralizado pelo ácido fica vulnerável a remoção pela fricção mecânica. Após ingerir um alimento ácido pode ser benéfico lavar a boca ou tomar água pura.

Existe uma sinergia entre a causa da erosão dentária e a hipersensibilidade dentinária, que é de origem multifatorial, porém muitas vezes tem na erosão sua etiologia.

Normalmente a erosão ácida só é percebida até mesmo pelo profissional de saúde em estágios mais avançados. Os estágios iniciais são caracterizados por uma sensibilidade provocada pela exposição da dentina; descoloração dos dentes fazendo com que estes se apresentem mais amarelados devido a uma maior visualização da dentina por meio de uma fina camada de esmalte erodido ou até mesmo sua exposição direta. Muitas pessoas ao perceberem a coloração amarelada dos dentes recorrem imediatamente a cremes dentais branqueadores e erosivos sem consultar seu dentista, agravando ainda mais a situação. Além disso, os dentes podem apresentar uma aparência arredondada e áspera nas bordas e superfícies.

erosao inicial disturbios alimentares

Como tratamento, é necessária a avaliação e remoção dos fatores etiológicos, além de restaurações se as condições demandarem. É importante ainda avaliar o fluxo salivar, estimulando-o caso se encontre abaixo do ideal.

 

Pipoca preparada por Isabel.

6 comentários:

Anônimo 15 de janeiro de 2009 17:03  

Desculpa mas acabei sem entender o que é a erosão dentária e o que ela causa.

A erosão faz os dentes caírem? Ou primeiro eles quebram? Ou fica mais fácil de dar cárie? Em qual ordem?

Isabel 15 de janeiro de 2009 18:29  

O esmalte, a camada superficial do dente, vai perdendo os minerais e ficando cada vez mais fina, expondo mais e mais as partes mais internas e sensíveis do dente. Isso causa falhas, perda de espessura e formato do dente, dor ao ingerir alimentos frios, quentes, ácidos, doces. Pode ocorrer a exposição da dentina e também cárie, mas a cárie é uma doença infecciosa, não está diretamente ligada à erosão.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas, qualquer coisa é só perguntar.

Sica 19 de fevereiro de 2009 23:39  

Tenho erosão ácida,mas infelizmente sou viciada em coca cola,e geralmente mantenho a coca-cola na boca antes de ingeri-la,
como para senti-la na gengiva.
O que posso fazer para que meus dentes fiquem mais fortes sem precisar ir ao dentista?

Senti que uma pontinha mínima (que quase nao se nota no meu dente) deu uma quebradinha e ficou meio aspero,o q faço para tratar isso sem ter q ir ao dentista?

Falo isso pq estou na Espanha,os profissionais aqui infelizmente não são muito bons e não dão bons diagnósticos,sem contar com o valor do tratamento que é um absurdo.

O que fazer para amenizar a situação?

Isabel 24 de fevereiro de 2009 11:52  

Olha, infelizmente a ingestão de coca-cola precisa ser reduzida a um mínimo de frequência possível, assim como o hábito de manter na boca eliminado. Tomar água logo após também seria bom. A ingestão de alimentos ricos em cálcio, como queijos e iogurte pode ajudar de alguma maneira. Procure seguir as dicas gerais de escovação e guiar a sua alimentação equilibrando a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, sempre com água após para tentar manter o meio bucal mais equilibrado. Evite pastas de dente abrasivas, talvez no mercado daí tenha alguma opção disponível que auxilie na proteção, aqui temos o Sensodine pró-esmalte.
Ainda assim, nada terá valor se você continuar ingerindo bebidas e alimentos muito ácidos constantemente e mantendo na boca.
Para tratar seu dente com a pontinha quebrada, só indo ao dentista mesmo para fazer uma restauração.
Boa sorte e procure achar um profissional qualificado até para fazer sua consulta anual de controle e profilaxia, evitando que qualquer problema atinja uma dimensão grave antes de diagnosticada.
Um abraço.

Anônimo 5 de junho de 2009 10:57  

as pontas dos meus dentes estão ficando transparentes. Isso tem alguma coisa a ver com a Erosão Ácida???

freefun0616 4 de novembro de 2009 07:27  

酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+