[Update] Caso Watchmen chega ao fim

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

watchmen tribunal Os fãs da HQ Watchmen, que estão ansiosos pelo lançamento de sua adaptação cinematográfica, tiveram um longo caminho das pedras desde setembro, quando a Fox anunciou que era proprietária dos direitos de adaptação e por isso iria processar a Warner (que estava fazendo o filme), talvez deixando o filme sem um lançamento garantido (clique aqui para ler).

No natal as coisas pioraram quando um juiz confirmou a versão da Fox, colocando mais pedras no caminho do filme (clique aqui para ler). Em janeiro a Warner resolveu negociar com o objetivo de não alterar a data de lançamento, afinal diversos trailers já haviam sido lançados e uma campanha publicitária gigantesca estava planejada para os primeiros meses de 2009.

Ontem a noite saiu a confirmação de que os estúdios chegaram a um acordo. A Warner vai pagar uma boa grana à Fox para que ela retire o processo. Os valores ainda não foram revelados, mas isso deve vazar a qualquer momento. Amanhã as duas partes vão ao juiz para que a Fox retire o caso.

O acordo prevê que a Fox não possui nenhum direito sobre Watchmen, seja ele dizendo respeito a distribuição, decisões criativas e futuros lançamentos como continuações ou o lançamento em DVD.

Para a Fox, que anda tendo péssimas bilheterias (o filme mais lucrativo do estúdio em 2008 foi Jogo de Amor em Las Vegas para se ter uma idéia), é uma excelente notícia pois eles ganharam uma boa grana somente por não fazerem o filme.

Para a Warner isso é uma grande perda, mas eles ainda vão tentar recuperar o dinheiro (mesmo que parcialmente) em um processo contra o produtor de Watchmen Larry Gordon, apontado como o causador de toda esta baderna.

Larry afirma que seus advogados esqueceram de citar este detalhe (a Fox tinha direitos de distribuição) quando levaram o projeto para a Warner. O próprio produtor poderá entrar com uma ação contra seus advogados por causa disso.

Então no fim das contas você ainda poderá ir ao cinema assistir Watchmen dia 6 de março, mas a batalha jurídica do filme está apenas começando.

[UPDATE] – Alguns detalhes da negociação chegaram à superfície. A Fox vai ganhar entre 5 e 10 milhões de Dólares por despesas no desenvolvimento do filme e custos legais com este processo. Além disso eles ganharão entre 5% e 8,5% da bilheteria mundial de Watchmen. O percentual fica valendo para qualquer continuação do filme a ser lançada. Fazendo uma estimativa média, se Watchmen recuperar 300 milhões em sua bilheteria, a Fox ganha entre 15 e 25,5 milhões de Dólares, tudo isso por NÃO ter feito um filme. Mas isso não acaba por aí! Aparentemente a Warner aceitou mudar a data de estréia de alguns de seus lançamentos para 2009 em benefício da Fox. O mais notável deles é a alteração na data de estréia de Exterminador do Futuro – A Salvação, que beneficiará o filme Uma Noite no Museu 2.

Resumindo você não irá ver o novo filme do Exterminador para que a Fox lance esta porcaria estrelada por Ben Stiller. Com lançamentos no estilo de Museu 2 e Dragonball, só sentirei falta mesmo de Wolverine.

Fonte: Film School Rejects

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+