Braço biônico nos deixa mais perto da ficção

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um certo dia o estudante Evan Reynolds estava voltando para casa com um amigo quando na saída do estacionamento a lateral do carro bateu em um poste e decepou a mão dele, que estava para o lado de fora da janela. Os amigos dele que estavam no carro salvaram sua vida ao fazer um torniquete para controlar a hemorragia.

A partir daí a vida dele virou de cabeça para baixo e muitos de seus sonhos foram por terra, afinal uma mão faz muita falta. O irmão de Evan viu na televisão uma reportagem sobre uma empresa escocesa chamada Touch Bionics, que estava desenvolvendo um produto chamado i-Limb, que funciona como um braço biônico (como aquele usado por Luke Skywalker no fim de O Império Contra Ataca). O custo total de se usar esta maravilha seria de 30 mil Libras (algo próximo de 100 mil Reais).

Ainda em fase de testes o i-Limb foi colocado em Evan no mês de fevereiro do ano passado e a facilidade de adaptação foi um dos pontos mais notados por ele. Em alguns minutos começou a utilizar a prótese, que é controlada por sinais elétricos do músculo da parte remanescente do membro. Agora ele pode fazer várias das atividades que não podia fazer, como descascar um tomate, pegar um copo de papel e até mesmo um ovo. A sensibilidade da mão biônica é incrível e o vídeo abaixo vai te mostrar como parece ser uma montagem.

A empresa Touch Bionics ganhou diversos prêmios por seu produto inovador e um dos maiores clientes deles são soldados americanos feridos em batalha. Confira abaixo um vídeo onde Evan mostra o funcionamento de sua nova mão.

 

 

Fonte: Telegraph

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+