Taxa governamental sobre a compra de animais de estimação no Japão

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

japonesinha e cachorro Foi proposta a criação de uma nova taxa unificada sobre a compra de pets pelos políticos do Japão com o objetivo de financiar programas para minimizar o número de animais abandonados e melhorar a segurança dos animais domésticos.

Enquanto o governo tem se esforçado para aumentar a taxa decrescente de natalidade da nação, a indústria pet está explodindo no país.

Com um valor estimado de um trilhão de Ienes, o número de cães de estimação cresceu para mais de 13 milhões na década que passou, impressionantemente superando o número de crianças abaixo dos 12 anos de idade.

Embora o Japão conte com diversos serviços amigáveis aos animais de estimação e uma grande infra-estrutura nesse sentido, a quantidade de pessoas que possuem pets cresceu lado a lado com o aumento de casos de maus-tratos e abandono, com cerca de 374.000 animais recolhidos das ruas no ano passado por autoridades governamentais, 90% tendo sido sacrificados.

O Ministro das comunicações e assuntos internos Kunio Hatoyama liderou um grupo de políticos objetivando abordar o problema através da formulação da taxa nacional sobre os pets.

Os recursos arrecadados com a taxa serão utilizados para financiar identificações para animais e microchips internos, para as despesas operacionais de abrigos e uma campanha para a promoção do bem-estar animal junto aos proprietários.

Foi também imposto pelo Ministro do Meio Ambiente um limite no número de animais abandonados recolhidos pelas autoridades de até por volta de 210.000 até o fim de 2017.

Aqui no Brasil vivemos problemas semelhantes, pois a cada dia mais animais são abandonados e recolhidos pelos CCZs. A grande maioria deles também acaba morta. Seria interessante instituir uma taxa para controlar o comércio de animais e quem sabe estimular a adoção e a posse responsável.

Fonte: Telegraph

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+