Péssimas notícias! Watchmen pertence à Fox

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

watchmen fox warner Para quem não sabe a Fox entrou com um processo contra a Warner Bros por alegar ter direitos de contrato, adquiridos em 1986 sobre a minissérie Watchmen. Estes direitos venceram em 1990, mas em 91 a empresa assinou uma liberação dos direitos com a condição de que seria a responsável exclusiva de distribuição do filme.

A Fox liberou os direitos para a Largo International, empresa que faliu, mas o produtor Lawrence Gordon se manteve ligado ao filme, que aparentemente  não pagou o que devia para a empresa quando levou o projeto para a Warner. O processo estava rodando e esperava uma definição para o dia 20 de janeiro de 2009.

Hoje, na véspera de natal, quando ninguém estava prestando atenção, o juiz Garu A. Feess concluiu que a 20th Century Fox “deveria prevalecer nas questões cruciais” em seu processo contra a Warner Bros sobre os direitos da adaptação cinematográfica da revista em quadrinhos.

O juiz diz que “a Fox detêm o copyright consistindo, no mínimo, o direito à distribuição” de Watchmen e que os lados devem focar seus esforços e, negociar uma resolução para a disputa ou posicionar o caso para uma revisão. O julgamento foi marcado para janeiro.

watchmencourt-440x272 Isso significa que a Warner não tem direito a distribuir uma adaptação de Watchmen. Eles poderiam partir para uma apelação ao caso e continuar lutando, mas parece que não tem mais jeito. Mesmo que os dois estúdios cheguem a um acordo de divisão de lucros e custos, a Warner não tem muito mais o que negociar, pois já divide um pedaço do filme com a Legendary Pictures.

A Fox deverá ficar com um pedaço ou com toda a distribuição do filme, mas isso com certeza refletirá em uma mudança na data de estréia.

Não sou advogado e meus conhecimentos em direitos autorais e em contratos de produção são mínimos, mas tudo isso me parece muito estranho. Os direitos da Fox venceram em 90. Ela firmou um acordo com um dos produtores, para dividir o que ELE levasse na venda do filme. Agora ela é dona da distribuição? E o dinheiro que a Warner já gastou? A Warner também pode bater o pé e você nunca verá este filme na sua vida. Ele será engavetado e pronto.

Principalmente se você levar em consideração que a Fox nunca faria um filme com a aparência de Watchmen. É um estúdio muito tradicional. Basta ver o que eles fizeram com outros filmes. A empresa só está querendo o seu pedacinho do filme porque a resposta a tudo o que foi apresentado está sendo muito positiva.

Com certeza um contrato de distribuição feito nos anos 80/90 não prevê a Internet. Bem que a Warner poderia lançar o filme diretamente na Web só para ver a Fox dançar. Serviços como o Itunes e o Netflix estão dando muito dinheiro atualmente.

Definitivamente uma péssima notícia para este natal.

[UPDATE] – Nikki Finke, que tem uma coluna no LA Weekly, afirma que se a Warner recorrer no caso o filme poderá ter sua estréia movida para 2011.

Fonte: /film

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+