Mais um estado americano permite suicídio assistido

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

As maneiras como nossas vidas chegam a um fim geralmente não são controladas por nossa vontade. Aqui no Brasil você não pode decidir se é a hora de pendurar as chuteiras, mesmo que você seja um paciente terminal.

Isso não é a realidade em três estados americanos onde legisladores instituíram que a prática do suicídio assistido pode ser realizada. Neste sábado a juíza Dorothy McCarter arquivou um processo movido por um paciente terminal da cidade de Billings, quatro médicos e um grupo não lucrativo que apóia os direitos dos pacientes.

Segundo McCarter, uma pessoa que esteja em suas plenas funções mentais e em estado terminal tem o direito de obter medicamentos que se administrados por ela própria a levarão a uma morte pacífica. A pessoa poderá escolher este caminho se achar que em seu destino haverá mais sofrimento do que ela deseja suportar.

A nova legislação também livra os médicos que prescreverem estes medicamentos de qualquer processo futuro por parte de parentes.

Acho que este é um excelente passo para o estado da Montana, pois assim cada pessoa poderá controlar seu destino, ao invés de ficar na mão de médicos e hospitais. Na outra hipótese o paciente deveria ir para casa e recusar o tratamento, levando a um sofrimento desnecessário.

Gostaria que isso fosse realidade no Brasil também, mas nossa cultura não permite pois está muito presa a religião.

Fonte: MSNBC

3 comentários:

Bruno 8 de dezembro de 2008 18:17  

Dmitry, vc tem um email pra contato??
abraço

Arthurius Maximus 9 de dezembro de 2008 03:23  

Sinceramente, acho justo. A pessoa deve poder decidir se viver alguns dias a mais sofrendo dores terríveis e sem qualquer dignidade é melhor do que acabar logo com o sofrimento.

Isabel 9 de dezembro de 2008 21:14  

Acho que todo mundo deveria poder decidir se quer ou não continuar sofrendo quando isso é possível. Acho péssimo aqui no Brasil a lei querer controlar até como se morre.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+