Camuflagens perfeitas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A natureza apresenta sempre coisas de cair o queixo. A camuflagem de alguns animais deixam até o mais perceptivo dos observadores sem saber onde ele está.

Veja o exemplo de algumas espécies da família dos Tettigoniidae, conhecida nos EUA como katydids. Alguns deles chegam a imitar até o aspecto de apodrecimento das folhas.




Os da família Mantidae utilizam o mesmo artifício para chegar mais perto de suas presas. O coitado está lá, dando sopa e de repente é atacado por uma folha assassina.





O poder de se misturar a vegetação não se limita aos insetos e aos fuzileiros. Olhe a foto abaixo e me diga onde está o sapo. Na segunda foto você verá como o cara é bom no disfarce.





Outro excelente animal a se misturar à natureza é o peixe-folha, que vive na Amazônia. É incrível que o peixe também tem um mecanismo de ataque permitindo a ele abocanhar suas presas em menos de 0,30 segundos. Isso faz com que os outros peixes não notem que ele acabara de matar um de seus companheiros. Confira como isso funciona no vídeo abaixo.





Para finalizar você confere um Gongylus gongylodes, que imita um galho com folhas secas usar sua camuflagem para atacar uma presa. Perceba que enquanto ele saboreia sua refeição seu movimento simula o vento batendo no galho.




Fontes: Environmental Graffiti, Conservation Report

1 comentários:

Isabel 5 de dezembro de 2008 12:09  

Muito incrível...tem tantas coisas impressionantes no mundo que por serem pequeninas passam desapercebidas!
Impressionante que dá a impressão de alguns deles serem folhas ou galhos que viraram animais, e não animais que imitam folhas e galhos, de tão perfeitos que são!!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+