Ben Affleck, Mick Jagger, a ONU e os refugiados

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A UNHCR é o braço das Nações Unidas que cuida dos refugiados ao redor do mundo. Um dos pontos mais delicados de seu trabalho tem sido a República Democrática do Congo. Lá existe uma guerra entre mais de 20 grupos armados que querem o poder no país.

Você pode se perguntar porque diabos tanta gente quer comandar um país que está em frangalhos, mas isso não impede que a população seja vítima deste absurdo. Os grupos querem controlar um dos maiores países da África, que tem um grande potencial para extração de minerais, incluindo ouro e diamantes.

Hoje a UNHCR lançou um curta, dirigido por Ben Affleck (Medo da Verdade), chamado Gimme Shelter. O filme usa como trilha sonora a música de mesmo nome dos Rolling Stones.

Com isso espera-se que a UNHCR consiga mais recursos para continuar seus trabalhos mundo a fora. Durante o vídeo somos apresentados a uma realidade muito distante de nossas vidas. Lá, 5 milhões de pessoas já morreram vítimas da guerra. Em algumas áreas 2 em cada 3 mulheres já foram estupradas. Os refugiados já passam de 1 milhão de pessoas. Cerca de mil pessoas morrem diariamente por motivos relacionados ao conflito. O vídeo é muito bem editado e você pode conferi-lo abaixo.



Estamos vivendo um período onde desastres ambientais estão deixando muitos desabrigados em nosso país, mas não podemos nos fechar para o mundo inteiro. Vídeos como este mostram que nós somos muito felizes em poder estar aqui falando de temas como cinema e humor.

Se quiser saber mais sobre os projetos da UNHCR clique aqui.

Fonte: Film School Rejects

3 comentários:

Arthurius Maximus 19 de dezembro de 2008 02:02  

A África é um continente que te todo o potencial para se tornar o lar de milhões de pessoas ricas e felizes. Mas a corrupção e o banditismo tribal e atrasado impedem qualquer tentativa de mudança.

Isabel 20 de dezembro de 2008 00:29  

Acho que o banditismo tribal é o menor dos problemas da África, bem como o atraso. São fabricantes de armas e compradores de diamantes e outras riquezas naturais oriundos de países bem avançados e nada tribais os principais responsáveis pelo fomento, financiamento e manutenção destes conflitos.

Dmitry 20 de dezembro de 2008 12:23  

Isso e a corrupção que está tão presente nestes países

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+