Usina cria energia elétrica do lixo

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ao redor do mundo já existem algumas usinas que utilizam o gás de plasma para gerar energia. Agora a Geoplasma vai fazer a primeira usina americana a utilizar o processo, que deverá ser inaugurada em 2011. Ela utilizará diariamente 1.500 toneladas de lixo para abastecer cerca de 50 mil residências.

O processo consiste em se utilizar um gás superaquecido para vaporizar o lixo, que servirá para girar a turbina da usina gerando energia elétrica. Este tipo de usina apresenta diversas vantagens como menor emissão de gases, redução na liberação de metano e diminuição na quantidade de lixo acumulada nas cidades. O valor da energia elétrica será o mesmo das usinas de eletricidade gerada a gás natural.

Mesmo sendo um país com uma bacia hidrográfica enorme, este tipo de usina seria maravilhoso para as grandes cidades do Brasil, por diminuir a quantidade de lixo acumulado. Algum prefeito poderia ter a singela idéia de fazer uma destas como exemplo para o resto do país.

Fonte: Clean Technica

3 comentários:

Day 15 de novembro de 2008 15:20  

Seria legal mesmo!
Mas sabe como tudo funciona no Brasil neh?!
Se eles não lucrarem alto com isso, nada feito!

Dmitry 15 de novembro de 2008 19:21  

Sabe o que é pior? Acredito que existe uma boa possibilidade de lucro nisso, mas tirar energia das águas é mais fácil.

Batucadeiros 17 de setembro de 2011 11:30  

Que pena que no Brasil os cientistas e inventores não são valorizados, aliás, nada e ninguém tem valor no Brasil, somente dão valor à corrupção. Quer ser reconhecido? Negocie seu invento ou tecnologia, com os países de fora!
Recentemente conhecí um processo idêntico a esse com tecnologia européia. Vamos tentar colocar aqui, mas já sabemos os problema$ que teremos que enfrentar com os nossos governantes.
O pior é que a praga está em todos os escalões, que vai desde uma pequena prefeitura até o STF.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+