Pirâmide com mais de 4 mil anos é descoberta no Egito

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Uma pirâmide que deve ter pertencido à mãe de um faraó foi encontrada enterrada há cerca de 2 meses ao sul do Cairo. Acredita-se que nela estão os restos da Rainha Sesheshet, mãe do Rei Teti, que governou entre 2323 e 2291 A.C.

"A única rainha cuja pirâmide estava perdida era Shesheshet, por isso estou tão certo de que esta pertencia a ela", afirmou Zahi Hawass, chefe de antiguidades do Egito. O Rei Teti fez parte de Sexta Dinastia, aquela que é considerada a última dinastia do Antigo Reino.

A pirâmide sem topo tem uma base de 14 por 22 metros e uma altura de 1,8 metros. Esta foi a 118a pirâmide encontrada no país e estava bem próxima da mais antiga pirâmide encontrada, em Saqqara.

Os arqueólogos pretendem entrar nas câmaras funerárias em 2 semanas, mas suas riquezas e preciosidades já deve ter sido levadas por ladrões (Tomb Raiders). Alguns artefatos encontrados, como uma estátua de Anubis e figuras funerárias de períodos mais recentes indicam que o local deve ter sido usado por Romanos.

Fonte: MSNBC

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+