Os russos ensinam a bater pra valer com o Systema

sábado, 15 de novembro de 2008

O Pipoca de Bits não é a favor da violência, mas as pessoas precisam saber como se defender. Uma das técnicas mais legais que vi ultimamente se chama Systema, uma arte marcial baseada no combate corpo a corpo. Ela utiliza as leis da física para que você tire maior proveito dos seus socos e que eles possam derrubar seu adversário o mais rápido possível.

Criada pelo russo Aleksey Alekseyevich Kadochnikov, que desde 1979 ensina esta técnica para unidades militares. Depois do fim da União Soviética ela passou a ser transmitida a civis. Um dos professores mais famosos é Mikhail Ryabko, que você conhece abaixo em um vídeo onde ele explica como é mais útil fazer o movimento correto com menos força do que usar toda ela em um golpe sem sentido.



No vídeo abaixo o instrutor Vladimir Vasiliev mostra alguns princípios do Systema, onde não só é importante a maneira de se bater, mas também a de se receber um golpe. Alguns golpes são apresentados em câmera lenta e você pode perceber como os movimentos “em onda” funcionam.



No próximo vídeo o instrutor Vlad Gaevskiy mostra alguns exemplos de socos. O áudio está em russo mais a maior parte da explicação pode ser perfeitamente entendida, principalmente quando ele dá um soco pra valer no estudante.



Agora você acompanha o Systema em prática quando um singelo policial russo precisa retirar alguns elementos de um pequeno cassino. Note que quando ele bate é pra valer.



Por fim você confere a propaganda de um DVD onde algumas técnicas do Systema são ensinadas. Nele fica claro como a arte marcial pode ser usada em técnicas de combate e de sobrevivência.


5 comentários:

Freds BilL 19 de novembro de 2008 00:50  

10

Pedro 19 de novembro de 2008 21:14  

Isso está parecendo bem efetivo.. Muito ao contrário do Kiai hehehe.. o vídeo é velho mas ainda é risível
http://br.youtube.com/watch?v=gEDaCIDvj6I

Dmitry 23 de novembro de 2008 08:53  

Muito bom este Kiai, vou até fazer um post em homenagem a ele.

Anônimo 27 de novembro de 2008 00:28  

Pô Systema é boa hein, QUE GAFE!!! O nome da técnica é SPETZNAZ SYSTEMA ou em bom "brasileiro" Sistema Spetznaz. ahahahahahahahahaha, que gafe. Digana do LULA. auHaUIhiuHiAUaHa.

Dmitry 27 de novembro de 2008 16:08  

Já havia comentado no Véio Rosa que quem vai xingar sempre posta como anônimo.

Mas voltando ao assunto a luta é conhecida nos EUA e no Canadá como Systema mesmo. Tem até verbete na Wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Systema

O site internacional Aikido Journal também se refere à arte marcial como Systema, cinfira http://www.aikidojournal.com/article?articleID=367&lang=br

No site do Vladimir Vasiliev http://www.russianmartialart.com/ ele utiliza também o nome Systema... Mas se você sabe mais que essa galera toda vai comentar no site deles também.

Mas vê se usa seu nome lá.

Abraços

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+