Hoje é o Dia Mundial do Sanitário (ou da Privada)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pode rir, eu também estava rindo quando li sobre o assunto. Pelo menos até saber que se trata de um assunto sério que precisa da nossa atenção.

Cerca de 2.6 bilhões de pessoas ao redor do mundo (40% da população) não tem acesso ao saneamento básico. Sem água limpa ou a separação do esgoto doenças como a diarréia matam um grande número de pessoas. Estima-se que 5 mil crianças morrem diariamente pela falta de saneamento.

Para lembrar do assunto e levantar fundos com o objetivo de modificar esta realidade a Wateraid (uma entidade internacional beneficente) lançou o World Toilet Day (Dia Mundial do Sanitário), a ser comemorado todo dia 19 de novembro.

A Wateraid fez um jogo online chamado Turdlywinks, que fornece informações sobre o assunto para cada acerto do jogador. Para jogá-lo clique aqui. No site você também pode se informar sobre o assunto e fazer doações para a instituição.

A Ecover, empresa especializada em produtos de limpeza ecológicos, está se juntando na luta dando ajuda financeira nos próximos 3 anos. Eles vão dar suporte a 11 vilas na região rural da Etiópia provendo acesso a água limpa, saneamento básico e educação de higiene.

Para conhecer os produtos da Ecover clique aqui (infelizmente não são vendidos no Brasil). Para visitar o site comemorativo da Wateraid clique aqui.

Não pense que porque estas empresas estão ajudando pessoas na África nosso país não tem problemas com saneamento básico. Muitas famílias no Brasil não tem nenhum acesso a água potável e precisam andar grandes distâncias para conseguir um balde para suas residências. Muitas casas nas periferias das grandes cidades são contornadas por verdadeiros esgotos a céu aberto.

Precisamos colocar mão na consciência e cobrar de nossos políticos alguma ação. Tivemos eleições municipais há muito pouco tempo, está na hora de lembrar nossos prefeitos das atitudes prometidas antes mesmo deles entrarem no cargo.


Fonte: TreeHugger
Imagem: Brocas Vetus

1 comentários:

Jose Ildefonso 23 de novembro de 2008 18:57  

Precisamos colocar mão na consciência, todos nós, não só os políticos. Veja este, mau, exemplo:

A Água Benta de Aparecida

Diz a lenda que a imagem da padroeira do país foi encontrada no século 18 no lodo do rio Paraíba do Sul por três pescadores que não conseguiam mais pescar o seu sustento. Seria um sinal divino, porque depois do encontro da pequena escultura de terracota, a fartura chegou aos pescadores.

Quão irônico não é que, hoje, o Santuário Nacional que reúne sete milhões de romeiros todos os anos, seja o grande poluidor do mesmo rio Paraíba do Sul...

http://lablogatorios.com.br/100nexos/2008/11/10/a-gua-benta-de-aparecida/

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+