Dica de Teatro - Lúcio 80 30

domingo, 16 de novembro de 2008

Acabo de chegar do Teatro Jorge Amado onde assisti a peça Lúcio 80 30 e me senti na obrigação de fazer este post para aqueles que estão em Salvador e tem a oportunidade de assistir a peça neste domingo (16/11) as 20 horas e às pessoas pelo Brasil que terão a mesma chance.

A idéia da peça surgiu em 2006, quando o ator Lúcio Mauro teve um mal estar e foi parar no hospital. Lá foi descoberto que ele tinha uma bolha de ar no coração. A sugestão de que a vida de seu pai estava chegando ao fim levou Lúcio Mauro Filho a escrever uma peça contando esta mesma situação.

Fazendo o papel de si mesmo, o ator conta a história desta ida trágica ao hospital e na criação deste espetáculo no próprio local, que marcaria a primeira vez que pai e filhos estariam em cartaz juntos em um teatro. Digo filhos porque os outros dois atores em cena, Alexandre Barbalho e Luly Barbalho, também são filhos de Lúcio pai.

A peça é deliciosamente cômica e mostra uma dinâmica familiar muito boa, até mesmo quando se faz piadas de problemas "reais", como o desemprego dos irmãos, o diploma da filha ou disputas pela atenção do pai. O texto e a direção, que ficaram a cargo de Lúcio Mauro Filho, foram feitos com grande competência. A atuação do pai está impagável, seu mau humor em relação aos outros faz vários dos pontos altos da peça

Mesmo sendo uma comédia, o espetáculo faz você pensar sobre diversos aspectos sérios como a saúde, a idade e principalmente o fim da vida. O ator Lúcio Mauro deixa claro diversas vezes durante a peça que esta será provavelmente sua aposentadoria e que mesmo já tendo realizado tudo na vida, ele ainda deixará um buraco enorme na vida daqueles que gostam dele e o admiram. Quando ele faz uma justa homenagem a atores de sua geração pode se notar que diversos deles já se foram e que estas pessoas não mais voltarão.

Mesmo assim o saldo é favorável ao riso e recomendo muito a todos que assistam esta peça leve, divertida e que representa uma homenagem a um grande nome do entretenimento brasileiro.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+