As mídias sociais tiraram comercial de remédio do ar

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cada vez mais as redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter estão dando voz a pessoas que antes não podiam se comunicar com grandes empresas. Mas nem sempre isso significa uma coisa boa para o empresário.

Recentemente o anti-inflamatório não esteróide Motrin (ibuprofeno) veiculou uma propaganda na televisão onde falava da moda que as mães americanas estão seguindo de carregar seus filhos em um tipo de mochila chamada de canguru. Logicamente carregar uma criança por longos períodos em uma mochila vai causar dores em qualquer ser humano.

Exatamente este ponto foi usado pela empresa para tirar um sarro de seu público. No comercial abaixo eles dizem que carregar o bebê em uma mochila parece uma boa idéia e está na moda, que é uma experiência que supostamente irá aproximar mãe e filho, além de teoricamente fazê-lo chorar menos.

É então que eles perguntam se as mães que carregam seus filhos em mochilas choram mais que as outras, afirmando que este tipo de prática coloca muito peso nas costas da mãe. Depois eles ironizam, colocando a narradora para dizer que esta é uma dor boa, afinal é para o filho e faz a mulher parecer oficialmente uma mãe.



Uma das maiores reclamações das pessoas é o tom do comercial, que além de ser irônico, faz o ato de carregar o bebê parecer uma obrigação, uma moda. Na minha opinião um grande problema é a empresa falar que uma prática que está lhe causando dor e possíveis lesões deva ser mantida a base de medicamentos, só porque é "legal".

Mas a fúria das mães fez uma verdadeira avalanche no Twitter com as MotrinMoms (clique aqui para ver) e em uma rede social chamada FriendFeed.

O comercial foi tirado do ar, mostrando mais uma vez o poder da Internet. Já a McNeil Consumer Healthcare, fabricante do medicamento, reagiu da forma mais antiquada possível. Eles colocaram uma nota de desculpas em seu site oficial (clique aqui para visitar). Poucas empresas já usam comunidades no Orkut e blogs para se comunicar com seus consumidores, mas com certeza esta é a melhor maneira de se chegar aos novos formadores de opinião da nossa sociedade.

Algumas pessoas disseram que o comercial abusava de uma idéia que ficou famosa na net. Vídeos completamente baseados em tipografia, como o de Pulp Fiction (clique aqui para ver), ou do Clube da Luta (clique aqui para assistir).

Fonte: Read Write Web

2 comentários:

Christiano J. Jabur 18 de novembro de 2008 03:14  

oi, no antepenúltimo e no penúltimo parágrafos do post está escrito "clique aqui para ver/visitar", mas essas frases não estão linkadas. :P

Dmitry 18 de novembro de 2008 15:25  

Valeu pela lembrança cara. Já foi modificado.

Abraços

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+