Que tal uma geladeira movida pelo Sol e que não usa eletricidade?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pode parecer mentira mas um vilarejo de pescadores no México, que não possui eletricidade, utiliza a energia do Sol para refrigerar seus peixes há 16 anos. Os 7 refrigeradores produzem meia tonelada de gelo por dia.

Apesar de soar revolucionário, o processo é até bem simples. Estudantes do último ano da San Jose State University construíram uma máquina de fazer gelo que utiliza a energia solar usando 100 Dólares em encanamento e uma placa de metal reflexivo de 1,2 por 2,4 metros. O que move a invenção é a energia trocada quando os líquidos são transformados em vapor e vice-versa. Esta geladeira usa o calor do Sol ao invés de um compressor, que está presente nos refrigeradores comuns.

Os modelos mais rudimentares podem gerar 60 a 70 Btus de refirgeração para cada 100 Btus de calor absorvido. Estima-se que o painel para captação de calor deve ter cerca de 8 metros quadrados para se atingir uma refrigeração de 6 mil Btus (o mesmo de um ar condicionado).

Diversos setores estão visando este tipo de refrigeração, afinal países com condições muito precárias, como o Quênia, podem manter remédios e mantimentos por mais tempo e a um custo menor. O setor empresarial também pode ser beneficiado, pois além da imagem de "empresa verde" (que faz muito sucesso hoje em dia) a economia na conta de eletricidade seria enorme. O setor residencial ainda está começando a conhecer esta nova opção, que tem como maior contratempo a dificuldade em se adaptar as casas ao sistema, que precisa de um novo encanamento. Mas facilidades como economia e a promessa de refrigeração no verão e calor no inverno enchem os olhos das pessoas.

Na maior parte do Brasil isso seria necessário para resfriar as residências e empresas ou para se usar como novo eletrodoméstico. Mas com certeza deixar de pagar energia elétrica pelo resfriamento de ambientes e de alimentos será um excelente atrativo para este novo negócio.

Fonte: Scientific American

2 comentários:

Brazuka Games 14 de fevereiro de 2009 22:33  

funciona a noite?

Anônimo 20 de setembro de 2010 18:20  

caramba ja ouvi falar disso a uns 20 anos atras e ate agora nada, tudo que posso dizer é que, para esse metodo nao ter chego na casa das pessoas ainda é só pelo fato de que as empresas de geladeiras nao podem falir, como os produtores de petroleo nao podem falir!! se carros eletricos virarem moda, acabousse o imperio do petroleo, o mesmo efeito acontece com refigeradores... brastemp, eletrolux lg etc e tal não podem deixar isso aconteder com elas, entao no minimo compraram as patentes desses eventos a decadas atras...

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+