Material feito de plástico reciclável subistitui concreto

sábado, 25 de outubro de 2008

Está vendo a ponte desta foto? Não parece, mas ela é feita de lixo reciclado. Uma empresa inglesa chamada i-plas lançou um produto, cujo nome também é i-plas, que promete revolucionar o mercado da construção civil.

Este material pode substituir concreto, madeira e ferro. Pode ser usado na fabricação de paredes, grades e até mesmo de pontes, prédios e estádios. O produto é fabricado em versões mais rígidas e mais moles, dependendo do material do qual ele se origina.

Além de dar uma força no controle do lixo, o i-plas também diminui as emissões de CO2 na natureza. A produção de 1 tonelada dele diminui 1,66 toneladas de CO2 liberados, enquanto a produção de 1 tonelada de concreto libera mais ou menos o mesmo peso em CO2.

A vantagem dele sobre outros materiais é que o plástico é totalmente resistente à chuva, não necessitando de uma camada de cobertura como seus concorrentes.

A empresa está tentando fechar contrato com a organização das Olimpíadas de 2012 para fornecer o material e assim ficaria fácil para atingir a exigência de usar materiais reciclados. Esta idéia poderia ser aproveitada pelo Brasil, que hospedará a Copa do Mundo de futebol em 2014 e assim cadeiras, grades e até algumas paredes seriam feitas com o i-plas. Conheça melhor o produto visitando o site oficial do fabricante clicando aqui.

Fonte: Clean Technica

3 comentários:

Isabel 25 de outubro de 2008 15:36  

Muito bom esse material, porque além de dar destino a um dos principais tipos de resíduos não biodegradáveis, diminui a produção de cimento e concreto. Ainda mais se pensarmos que o frenesi da construção civil não tende a parar tão cedo.

Arthurius Maximus 25 de outubro de 2008 16:47  

Isso mesmo. O material parece ser fantástico e solucionaria os problemas de falta de cimento que enfrentamos. Sensacional.

Dmitry 26 de outubro de 2008 08:36  

Assim como outras áreas engessadas da nossa economia (vide o petróleo) vamos ver se as empresas vão permitir a chegada deste material.

Acho que a i-plas vai ter um tortuoso caminho pela frente.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+