Caverna de cristais gigantes no México

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A mina de Naica de Chihuahua, no México é atualmente conhecida como a Caverna dos Cristais (Cueva de los Cristales). Depois de uma companhia de mineração bombear água para fora da caverna a procura de metais preciosos, as formações impressionantes dos cristais foram descobertas a cerca de 304 metros de profundidade. A caverna é agora protegida por lei e a mineração foi parada, além de proibida a visitação regular. Estão sendo feitos planos de investigação científica no local, quando será feita também uma filmagem profissional dos belíssimos cristais.

Os cristais de selenita (forma cristalina do conhecido gesso) chegam a pesar cerca de 55 toneladas e medir por volta de 12 metros. Provavelmente atingiram seu tamanho colossal por causa da água rica em minerais na qual estiveram submersos, em uma temperatura constante de 57Cº.

Considerando que as condições que possibilitaram as formações foram retiradas, fico com um pouco de pena ao pensar que poderiam, se não houvesse interferência, continuar se desenvolvendo intocadas...

É interessante notar a semelhança do local com a Fortaleza da Solidão, do Super-Homem








Fonte: Environmental Graffiti

2 comentários:

Arthurius Maximus 16 de outubro de 2008 02:59  

Enquanto lia seu artigo, pensava exatamente no que você menciona no final. Principalmente com a última foto, a impressão de que contemplamos a verdadeira "Fortaleza da Solidão" é incrivelmente realista.

Anônimo 2 de fevereiro de 2009 13:35  

NOSSA ISSO E FABULOSO UMA VERDADEIRA MARAVILHA DA NATUREZA
AMEI!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+