Teias de aranha: incríveis, belas e assustadoras

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

As teias de aranha, além de povoar o imaginário das pessoas há anos, compondo geralmente cenários de horror, fantasia e mistério são extremamente variadas em seus formatos, tamanhos e arquiteturas. Cenas como a do filme O Senhor dos Anéis se tornam mais sombrias apenas pela sua presença. Conheça algumas curiosidades a respeito das teias:

Há várias glândulas localizadas no abdômen da aranha, as quais produzem os fios de seda. Cada glândula produz um fio para propósitos específicos. São conhecidos sete tipos, porém nenhuma aranha possui os 7 ao mesmo tempo. Normalmente, a aranha tem três pares de órgãos (equivalentes a “máquinas de fiar”) que produzem os fios. Mas há aranhas que possuem um par ou até quatro pares.

A teia é um meio eficiente de conseguir alimento, porém é composta de grande quantidade de proteínas, e sua produção exige bastante energia da aranha. Muitas aranhas, quando a teia já perdeu grande parte de sua adesividade, a comem para “reciclar” parte desses nutrientes.

Há algumas explicações para o fato de a aranha não ficar presa na própria teia. Uma delas é que a cola em que ficam grudados os insetos é colocada em apenas alguns fios. A aranha seria capaz de distinguir os fios "secos" e andar somente sobre esses. Outra é a anatomia das extremidades de suas pernas, com pequenas garras.
O homem-aranha do filme produz teia orgânica, que sai de orifícios (argh) nos seus pulsos. O original da revistinha utiliza teia artificial, que é lançada de dispositivos mecânicos.

Algumas imagens:

Teia gigante comunitária – mais de 108 metros de comprimento, Texas.



Teia com gotas de chuva



Dreamcatcher



Guerra dos mundos em um parque na Holanda



Teia congelada



Fontes:Dark Roasted Blend, SCB

2 comentários:

Marcio Melo 3 de setembro de 2008 08:16  

Fantástica as imagens.

Dmitry, depois tente colocar um destaque no link pra comentar, mudar de cor, ou fonte, não sei. Só pra dar um destaque melhor.

Dmitry 3 de setembro de 2008 10:13  

Valeu a dica. Vou tentar modificar as coisas por aqui.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+