Festival de Cultura Japonesa em Salvador 2008

sábado, 6 de setembro de 2008

No último fim de semana de agosto aconteceu em Salvador o XV Festival Anual da Cultura Japonesa, organizado pela Anisa (Associação Nipo Brasileira de Salvador). Geralmente este encontro é realizado em espaços menores como o clube do Banco do Brasil, mas pela comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil as associações da Bahia, Sergipe e Pernambuco realizaram este encontro no Parque de Exposições de Salvador. Isso e uma maior divulgação fizeram com que um grande público visitasse a feira, que trazia muitas informações da cultura japonesa além de diversos restaurantes.

Logo ao entrar você já percebia diversas reproduções de cenários japoneses na decoração do parque. Estandes divulgavam a cultura japonesa através de seus quimonos, descrevendo o uso e a tradição desta vestimenta tão famosa internacionalmente. Alguns estandes falavam sobre religiões japonesas ou baseadas em costumes locais. Outros locais vendiam artigos de cozinha e decoração vindos de lá, além de ingredientes para o preparo de pratos tradicionais.

Expositores de bonsais mostraram suas peças e fizeram workshops para dar dicas sobre o preparo e o cuidado com estas plantas. O pessoal mais ligado na cultura dos animes tiveram a sua disposição diversas lojas com revistas, figuras de ação, camisas e artigos relacionados a este universo. Também aconteceu um campeonato de cosplay que dava como prêmio um Nintendo DS. Além de alguns esportes famosos no Japão (como o baseball) que tiveram um local reservado para seus participantes.

Durante os três dias de festa também aconteceram shows como o do cantor japonês Joe Hirata, que faz sucesso dentro da comunidade brasileira no Japão e do grupo de tambores japoneses Taiko Ishindaiko, vindo de Londrina. A parte culinária foi uma festa a parte, com diversos pratos típicos (que geralmente custam caro em Salvador) a preços menores. Só isso foi o suficiente para que eu fosse na feira um dia a mais do que o planejado. Comi muito e conheci algumas comidas diferentes, podendo dizer que foi nessa parte da feira que gastei mais meu pobre dinheirinho.

O festival foi um sucesso e espero que nos anos vindouros ele volte a ser realizado no Parque de Exposições com cada vez mais participantes. Afinal todo ano eu estou presente e me diverti demais nesta edição. Se quiser ver algumas fotos que tirei no evento clique aqui e veja o álbum.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+