Falha no Google News causa prejuízo de 1 bilhão para Unites Airlines

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O poder da Internet está cada vez mais visível. Seja ele promovendo um filme, difamando a credibilidade de uma pessoa ou ajudando no jogo da especulação financeira. Isso foi exatamente o que aconteceu com a empresa United Airlines no mês passado.

O site do jornal South Florida Sun-Sentinel por algum motivo apresentou uma votação alta em uma notícia de 2002, quando a United Airlines estava prestes a falir. Isso chamou a atenção do robô que agrega as notícias do Google News e a antiga notícia foi parar na primeira página. Isso fez com que o problema financeiro da United, que já havia sido resolvido há muito tempo, ganhasse notoriedade em alguns blogs e por fim aparecesse no canal especializado em negócios Bloomberg.

O resultado foi desastroso e a queda nas ações da empresa fez um prejuízo de 1,4 bilhões de Dólares, quando as ações desceram de US$ 12 para US$3. No mesmo dia o problema foi explicado e as ações voltaram a subir fechando em 10 Dólares e um prejuízo final de 300 milhões.

Agora existem acusações para todos os lados. Tem quem diga que o robô do Google é culpado, há quem culpe o jornal da Flórida, mas parece que as suspeitas de manipulação financeira estão perdendo força. Não sei para vocês, mas eu acredito que alguém ganhou um bom dinheiro com isso. Também é preciso reformular o robô do Google, pois mesmo não sendo culpa da empresa ficou claro que ele pode ser usado para a especulação financeira.

Agradeço ao leitor Carlão que me indicou esta notícia pelo Orkut.

Fontes: Slashdot, Wall Street Journal 1 e 2

1 comentários:

Arthurius Maximus 18 de setembro de 2008 04:06  

Tenha toda certeza que "muita grana" tocou de mãos nesse rápido joguinho. O mundo capitalista é assim.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+