Energia elétrica limpa saindo das marés

domingo, 21 de setembro de 2008

A idéia é bem simples, afinal as marés são previsíveis. A empresa Verdant Power está fazendo testes com um moinho movido pela força das marés no East River em Nova Iorque. Esta é a terceira versão do invento que deverá produzir energia limpa para uma das cidades que mais utiliza energia elétrica no mundo.

Por enquanto as coisas andam bem e o moinho está abastecendo um supermercado com a eletricidade que sai das marés. O presidente da Verdant afirma que este é apenas o começo de um projeto que será emblemático para uma nova indústria. Ele espera colocar 300 turbinas no East River e abastecer a energia de 10 mil casas nas proximidades.

Como a legislação da cidade pede estudos foram feitos para verificar o impacto deste novo projeto nas populações de peixes e nas aves migratórias. 2 milhões de Dólares foram gastos em pesquisas, mas até agora os peixes e as aves não estão sendo afetados. Mesmo assim inspeções de órgãos da prefeitura serão realizadas.

O funcionamento das turbinas é determinado pelas horas das marés (o que é extremamente simples de se prever) que fazem as hélices girarem e assim produzem energia. Os dois primeiros moinhos foram destruídos pela força da maré no fim de 2006 e posteriormente no início de 2007. A nova versão do equipamento foi feito com hélices de fibra de alumínio e até agora eles estão segurando a barra.

Aqui no Brasil temos muitos rios e uma costa extensa, portanto este projeto poderia ajudar o país em sua busca pela independência energética, não precisando depender de vizinhos e suas usinas para nos abastecer.

Fonte: Washington Post

4 comentários:

hiroshi 21 de setembro de 2008 12:41  

Solução fantástica... Limpa e eficaz... Muito bom...

Amarela 21 de setembro de 2008 19:30  

Sem mais o que dizer: " Solução fantástica, limpa, eficaz" Já tinha lido alguns artigos sobre isso, mas nunca mais ouvi falar. Agora só falta a certeza que não vai gerar nenhum grande impacto na natureza, como com os peixes e com as aves.

Observador 27 de setembro de 2008 21:46  

Então, e pensar que energia através das marés não é nada nova, já existe isso desde os anos de 1960, mas nunca deram importância, por ai vc vê como poderoso é o lobby de indústrias que ganham muito dinheiro com tecnologias de grande impacto ambiental. É a mesma coisa com o petróleo, existem tecnologias fantásticas de vários anos atrás, que já nos poderiam estar disponíveis que simplesmente não vão pra frente pq não interessam economizar combustível, sabe como é né, reduz os lucros.

Dmitry 27 de setembro de 2008 23:35  

Podem ter certeza que se tem uma coisa que não vão deixar acontecer é a diminuição dos lucros.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+