As impressionantes tempestades de areia

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

As tempestades de areia (um dos fenômenos denominados litometeoros) são comuns em regiões muito secas e que apresentam o solo desprovido de vegetação, como por exemplo, os desertos, a região norte da China e a região das Grandes Planícies nos EUA.

Quando a umidade do ar atinge um patamar muito baixo (menos de 80%) em regiões que têm o solo coberto por uma camada arenosa, ocorre a suspensão de partículas do solo que podem ser transportadas a quilômetros de distância pelos ventos. Quando há apenas queda da umidade relativa do ar, mas existe estabilidade, a poeira tende a permanecer perto do solo.

A intensidade dos ventos pode variar muito de acordo com a região, ocasionando desde o que podemos chamar de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente ditas com ventos que podem ultrapassar 100 km/h. Algumas vezes estes eventos são provocados por redemoinhos de vento.

A seguir algumas fotos impressionantes de tempestades de areia no deserto, em cidades e por satélite, e se quiser ver o vídeo da tempestade de areia no Iraque que atingiu um campo americano em 2005, clique aqui.




Fonte: Environmental Graffiti

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+