Campeonato Mundial de Sauna - você entra?

domingo, 17 de agosto de 2008

Em tempos olímpicos precisamos acompanhar todo tipo de esporte, certo? Mas entrar na sauna e ficar lá por mais tempo que outras pessoas pode ser considerado um esporte? Para 160 homens e mulheres de 24 países isso é sim um esporte muito sério. Todos os anos competidores de nações tão diferentes como China e Gana se encontram na cidade de Heinola, que fica no interior da Finlândia.

A prova acontece há 10 anos e os competidores precisam ficar em uma sauna onde vapores de até 100 graus centígrados são liberados a cada 30 segundos. Não precisa nem dizer que passar muito tempo neste ambiente não é lá coisa simples. As regras do jogo são extremamente simples: você entra na sauna, se senta e espera. O último a ficar ganha.

Este ano os finlandeses ficaram com o caneco no masculino quando Bjarne Hermansson conseguiu ficar pouco mais de 18 minutos dentro da sauna. O vencedor afirma ter treinado muito junto com o irmão para conquistar o campeonato. Leila Kulin garantiu o troféu feminino também para a Finlândia ao ficar na sauna por 5 minutos e 22 segundos, acabando com a sequência de vitórias que as bielorrussas.

Ficar na sauna é um dos passatempos mais populares da Finlândia, que possui cerca de 2 milhões de saunas em um país com mais de 5 milhões de habitantes. Inclusive há 80 anos atrás era comum que mulheres dessem a luz dentro de saunas no interior do país.




Fonte: Life in the Fast Lane

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+