As Olimpíadas na China começaram... e agora?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Hoje assisti a um pedaço da abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing e ao ver o tamanho desta festa não pude deixar de pensar em diversos fatores que levaram estes a serem os jogos mais controversos desde aqueles realizados por Hitler.

O tamanho da festa de abertura pegou a todos de surpresa. Eram muitos fogos, muita sincronização e muitas (muitas mesmo) pessoas envolvidas na festa. A primeira coisa que pensei foi que o dinheiro para fazer esta festa não era problema, afinal o governo queria investir pesado nos jogos pois os olhos do mundo estão voltados para eles e se os jogos forem bem sucedidos novos investidores irão para o país. Nunca vi tanta gente tão sincronizada, mas em um país de 2 bilhões de pessoas, ainda mais em um regime totalitário como o deles seria fácil convencer as pessoas a darem o máximo de si mesmas somente para uma versão maior do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Com certeza o governo deve ter dado um bom incentivo (nem sempre financeiro) para que seus atletas consigam mais medalhas. Na minha opinião não serão necessários grandes esforços para que os chineses conquistem mais medalhas, pois eles já estão acostumadas com o ar extremamente poluído da capital chinesa. Especialistas já acreditam que nenhum recorde mundial será quebrado durante os jogos, por causa da qualidade do ar.

Em certo momento um dos comentaristas (não sei se foi da Globo, Band ou do Terra) disse que era besteira um atleta fazer boicote aos jogos por causa dos problemas políticos chineses. Acho que ele está certo, mas não pelos mesmos motivos. Um atleta tem, em geral, uma vida profissional muito curta e os jogos olímpicos acontecem a cada 4 anos. Para um esportista, participar de 4 Olimpíadas é um feito e pular uma seria uma estupidez. Não se deve culpar os atletas, mas sim o Comitê Olímpico Internacional que há 5 anos escolheu um país com tantos problemas para realizar esta festa. O COI inclusive prevendo que nem todos os atletas estariam de acordo já afirmou que punirá atletas que fizerem manifestações políticas durante a entrega de medalhas. Engraçado que este é o mesmo comitê que achou bonito o gesto dos caras que levantaram as mãos fazendo referência aos Panteras Negras.

O COI tinha a obrigação de garantir a liberdade de expressão para seus atletas e se meter no meio da briga entre as autoridades e os meios de comunicação sobre a censura durante as transmissões. Para você ter uma idéia, a imagem que é assistida está 5 segundos atrasada para que o sinal possa ser cortado em “caso de emergência”.

Torço para que os atletas façam uma excelente Olimpíada e que recordes sejam quebrados, pois dentro dos jogos o que conta é o esporte. Fora deles a questão é outra e eu, daqui do Brasil posso dizer que condeno a atitude da China frente ao Tibete, a censura a todos que são contra o Partido Comunista e a questão de que para o país ser esta super-potência os trabalhadores tenham que sofrer quase como escravos.

1 comentários:

Arthurius Maximus 9 de agosto de 2008 01:01  

Acho que não haverá manifestações durante os jogos. Depois até pode ser. O pessoal fez uma "lenha" antes, mas acabou indo. A grana sempre fala mais alto que os ideias nesse e em mitos meios. Ainda mais hoje me dia.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+