Você já viu uma nota de 100 bilhões?

domingo, 20 de julho de 2008

dinheiro-zimbabue O Zimbábue é um país africano que sofre nas mãos do presidente Robert Mugabe. Recentemente as eleições do país ganharam a atenção do mundo por causa da maneira esquisita como o presidente foi re-eleito. Fazendeiros brancos e outros cidadãos do país acusam Mugabe de utilizar o exército e milícias para espalhar o medo e ameaçar as pessoas.

Neste cenário nada calmo a economia apresenta uma taxa de inflação impressionante, atualmente em 2.200.000% (você não leu errado), levando o Dólar Zimbabueno a não valer nada. Em dezembro do ano passado o país começou a utilizar notas de valor alto, sendo a primeira delas de 250 mil. Em janeiro o banco central liberou notas de 1, 5 e 10 milhões. Em maio saíram as de 25 e 50 milhões, além das de 25 e 50 bilhões.

 

dinheiro-zimbabue-cerveja As notas de 100 bilhões de Dólares Zimbabuenos entraram em circulação na segunda feira, mas com elas você só pode comprar 4 laranjas. Além disso, estas novas notas têm prazo de validade, expirando no dia 31 de dezembro. Na foto ao lado você vê o quanto já custou comprar uma cerveja no país.

Só colocar novas notas no mercado não vai resolver o problema, pois o país está afundado em uma crise com alto índice de desemprego, pobreza e escassez de alimento e combustíveis.

 

Os brasileiros mais velhos identificarão logo o problema com a alta inflação que existia no Brasil nos anos 80 e início dos 90 com diferentes moedas e corte de zeros na cotação nacional. Mas o problema vivido pelo Brasil não se compara com o enfrentado pelo Zimbábue, que não tem muita esperança pela frente depois da re-eleição do presidente Mugabe.

 

Fonte: CNN

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+