Prince manda tirar uma música do Radiohead do You Tube

domingo, 1 de junho de 2008

O cantor Prince fez um cover da música Creep, clássico moderno do Radiohead, no festival de Coachella. Como é normal hoje em dia o vídeo deste momento especial foi parar no You Tube.

Prince, através de sua gravadora (NPG Records), mandou tirar todas as versões do vídeo presentes no site, tirando de todos a possibilidade de assistir a apresentação. Uma das pessoas que não tiveram a oportunidade de assistir foi Thom Yorke, vocalista da banda e autor da música.

Em entrevista Yorke disse que soube do vídeo por SMS e que o guitarrista da banda também não havia visto por causa do bloqueio. Ele afirmou ter rido da situação, pois pensava que o copyright da música fosse dele e portanto quem deveria decidir se a música deveria estar no You Tube ou não era a banda. O cantor completa: "diga a ele para desbloquear. É nossa... música."

Isso causa um debate interessante sobre direitos digitais na Internet. A música é de Yorke, que quer o vídeo no ar. Quem filmou foram os fãs, que colocaram o vídeo na Internet, portanto eles querem o vídeo no ar. Mas devemos nos perguntar se o intérprete deve ter algum direito de veto, pois a violação de copyright, motivo alegado para a retirada do vídeo não afeta ele.

A banda Radiohead é conhecida por suas ações em meios eletrônicos, como o lançamento do disco In Rainbows e seu canal no You Tube. Já Prince vive entre altos e baixos com a nova mídia. Ele lançou seu disco Crystal Ball na net em 1997, mas por outro lado fechou seu próprio site oficial no ano passado e disse que iria processar o You Tube e o Ebay por não filtrar conteúdo relacionado a ele.

Acabei achando um vídeo da apresentação que foi adicionado ontem. Não sei quanto tempo ela ficará no ar, mas posso dizer que esta versão ficou uma droga.



Fonte: CNN

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+