Para onde vai o lixo das novas tecnologias?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Hoje é o dia mundial do meio ambiente e todos sabemos que o aquecimento global está em alta nas discussões sobre ecologia. Mas um assunto que é bastante pertinente e ninguém lembra é a quantidade de lixo que nós produzimos. Isso me lembra que estamos em ano de eleições e mais uma vez nossas cidades vão virar lixões de santinhos e propagandas de políticos. Outra forma de acúmulo de lixo que está crescendo muito é a de componentes eletrônicos.

Uma galeria de fotos no site da National Geographic mostra o preço da alta tecnologia. Hoje em dia nossos computadores se tornam obsoletos muito rapidamente. O lançamento do Windows Vista teve este impacto também, pois vários computadores de uma hora para outra não tinham mais as especificações necessárias para rodar o sistema operacional mais atual.

Outros dois bens de consumo que estão pesando muito no meio ambiente são os celulares e notebooks (lembre-se também das baterias destes aparelhos). Afinal eles são trocados em um prazo que geralmente não passa de dois anos. E todo este lixo precisa ir para algum lugar. Não é de se impressionar que ele vá parar em países mais pobres ou em desenvolvimento.

As fotos abaixo foram tiradas por Peter Essick para a revista. Ele foi a países como Gana, Nigéria e Índia com o objetivo de mostrar como o mercado de eletrônicos é cruel, colocando em risco a vida do meio ambiente e das pessoas envolvidas. Alguns exemplos podem ser observados na pessoa queimando cabos para eliminar o plástico e um senhor que derrete metais pesados na mesma panela que cozinha o alimento da família. Isso nos faz pensar o peso de nossos componentes eletrônicos no meio ambiente e na vida das pessoas e o preço que um dia acabaremos pagando.







Para ver mais fotos clique aqui.


1 comentários:

Arthurius Maximus 6 de junho de 2008 12:55  

É verdade, infelizmente sequer pensamos para onde vai o lixo que descartamos. E o pior, quanto mais desenvolvido e rico, mais lixo. Talvez o exemplo da Alemanha deva ser seguido. E usar esse lixo, bem como todos os outros tipos, para gerar energia.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+