A morte do RPG de computador clássico

segunda-feira, 30 de junho de 2008

bg2-1 Hoje estava lendo meus feeds e achei um texto muito interessante de um usuário da comunidade GameSpot (clique aqui para ler). LodChandar (não sei o nome real) estva reclamando do fim dos RPGs de computador e eu devo dizer que pensava ser a única pessoa no mundo a pesar desta maneira (digo, eu e Isabel).

Quem joga há muito tempo pegou o tempo em que jogos de RPG para computadores eram feitos para uma ou no máximo duas pessoas jogarem. Para manter os jogadores tanto tempo na frente da tela as produtoras precisavam fazer histórias realmente intrigantes e pelas quais as pessoas se envolviam.

 

Jogos como Baldur's Gate e Fallout prezavam pela história e tudo o que você fazia teria uma consequência no futuro. Mesmo não sendo primores gráficos isso não importava pois o que se queria saber é para onde seu personagem iria. Sem contar nas diferentes maneiras como a pessoa poderia chegar ao fim do jogo (conheço uma pessoa que chegou a fim de Fallout sem deixar o cachorro morrer e matando o chefe final sem vê-lo, só através de armadilhas).

 

Hoje em dia parece que a palavra RPG precisa ser acompanhada de MMO antes. Todos precisam ser online para milhares de pessoas. Quem quer ter uma experiência mais particular no jogo precisa esperar uma eternidade para jogos como Dungeon Siege e Neverwinter Nights sairem.

 

Não que os MMO não tenham seu lugar ao sol, mas eles poderiam variar um pouco. Fazer um jogo single player de vez em quando. O único MMORPG que eu já tive foi Guild Wars, que só comprei depois de saber que as aventuras eram feitas por um grupo pequeno de jogadores, aproximando a experiência dos jogos para um jogador. Infelizmente o sistema de evolução de personagem deixou muito a desejar e desisti da séire, nunca comprando nenhuma de suas expansões. Resta esperar para ver se Guild Wars 2 resolve o problema.

 

Outro grande aborrecimento atual é a tendência de todos os RPGs serem feitos para visão em primeira pessoa, parecendo um jogo de tiro. Eu prefiro a "god vision" quando estou jogando um RPG, pois assim posso controlar melhor o ambiente. Fallout3, Elder Scrolls Oblivion e Hellgate London são estilo FPS e isso nos deixa ainda mais longe do clássico RPG. Para mim é uma pena. Resta esperar que Diablo 3 faça sucesso e as boas vendas de Neverwinter Nights 2 estimulem a indústria dos games a lançarem mais jogos bons como antigamente.

4 comentários:

Isabel 30 de junho de 2008 22:02  

Acho que deve ser mais fácil fazer os MMO, além de mais lucrativo por causa da cobrança de mensalidades. Fora a questão de moda. Ainda assim, quando um bom RPG no estilo clássico é feito, faz sucesso na maioria das vezes, vendendo bem.
A maioria dos jogadores está mais interessado em colecionar itens e interagir com pessoas do que curtir uma história com muitos diálogos e tramas. Isso é necessário admitir...mas nem por isso é necessário só fazer jogos para esse pessoal.

Dmitry 1 de julho de 2008 14:30  

Mas mesmo com a moda as empresas deveriam ficar atentas para os fãs dos velhos RPGs. Gostaria que mais jogos do gênero fossem feitos

Jose Jacques 1 de julho de 2008 14:52  

Eu sempre adorei rpg classico, me viciei depois de jogar. to jogando o oblivion, da pra colocar em 3 pessoa, com um mod.

mas realmente faz falta um bom rpg tipo diablo. tem o sacred, vai sair agora sacred 2 tb e genial.

o que eu nao gosto dos mmo é que consome sua banda, vc nao pode deixar baixando coisas. e as vezes vc quer jogar e ta tudo lotado, muito lag, um saco.
mas ja joguei o lineage, wow.

mas prefiro offline pq da pra deixar baixando um monte de coisa enquanto jogo.

Dmitry 1 de julho de 2008 15:08  

Cara eu joguei Sacred, mas a versão 1.0 era muito, mas MUITO cheia de bugs. Para você ter uma idéia havia um momento que que para avançar na missão principal você precisava fazer um cheat, pois da maneira certa dava crash no jogo (só achei como passar no Gamespot). Depois disso desisti, mas a idéia era ótima.

Torço para que mais pessoas peçam por estes jogos, pois assim a indústria se anima.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+