Curiosidades sobre a Sexta-Feira 13

sexta-feira, 13 de junho de 2008

friday_the_13th_by_the_first_snow Hoje é sexta-feira 13 e acho que todos se perguntam o que diabos existe de errado com este dia para deixar as pessoas de cabelo em pé. Para mim o dia é sempre bem vindo porque se trata de uma data comemorativa (acho todo o negócio de dia do azar legal) e sempre estréia um filme de terror nos cinemas. Hoje por exemplo vou assistir Fim dos Tempos (clique aqui para ver o trailer).

Inicialmente a sexta-feira 13 era considerada uma data de azar em países que falam inglês, francês e português, mas atualmente isso se espalhou pelo mundo. Existem outras datas temidas como a terça-feira 13 na Grécia, Romênia e países de língua espanhola. Na Itália a data é sexta-feira 17.

 

Primeiramente o número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerados um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco e por ai vai. Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é cinsiderado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

 

Outra superstição diz que o início da má sorte na sexta-feira 13 pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. Esta teoria foi apresentada como fato histórico pelo livro O Código Da Vinci.

 

Outra superstição cristã diz que na última ceia haviam 13 pessoas na mesa e posteriormente duas delas morreram de forma trágica. Jesus na cruz e Judas possivelmente por suicídio.

 

A cultura ocidental tratou de colocar a data no centro de suas superstiçoes, como na biografia do compositor italiano Gioachino Rossini que foi escrita em 1869. O texto dizia que "assim como tantos outros  italianos, ele considerava a sexta-feira um dia de azar, e 13 como um número de azar é memorável que em uma sexta-feira 13 de novembro ele tenha morrido".

 

O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

 

A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Vivos! de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

 

Na sexta-feira, 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que mergulhou o país em seu pior momento na ditadura.

 

O primeiro disco do Black Sabbath foi lançado na sexta-feira 13 de 1970.

 

friday13th8mh Sem falar da série de sucessos no cinema cujo nome é exatamente Sexta-Feira 13. Em todos os filmes (menos no primeiro) um serial killer, nascido em uma sexta-feira 13, mata pessoas que se arriscam a se hospedar em Crystal Lake. A série terá mais um filme com estréia marcada para 13 de fevereiro de 2009, claro que é uma sexta.

Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o "Rei do Swing" Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido seu caminhão no dia anterior. Já entre os nascidos neste dia estão o ator Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.

 

Por fim eu acredito que esse negócio todo de sexta-feira treze é uma surpestição como tantas outras, mas como esta acabou sendo ligada ao azar e às coisas mórbidas eu gosto. Feliz sexta-feira - A trezima!

3 comentários:

Isabel 13 de junho de 2008 21:34  

Feliz sexta 13 para nós, uma das datas mais queridas do ano!!
Muito filme de terror!!

Michele 1 de julho de 2008 05:57  

Eu nasci nesse dia...azar??
Baum eu nw sei...rsrs...mas vai entender...
Ah complementando se vc nao se importar...rsrsrs
Em março de mil setecentos e bolinha, pq agora eu nw lembro, numa sexta treze foi morto a forca se nw me engano tambem, o ultimo dos templarios...e bem de acordo com a lenda, ele jogou uma maldição sobre o papa da epoca e alguns arqueduques,e todos feliz ou infelizmente morrenram em sextas treze, por isso que na europa principalmente a sexta treze é tipo como dia de má sorte...
Eu nw tenho nem sorte nem azar. mas até ai eu to viva ainda...com 26 anos completados em plena sexta treze..hihi...
Byeee

Dmitry 1 de julho de 2008 14:39  

Não me importo. Qualquer nova informação é bem vinda.

Mas para mim é uma data feliz, não tenho nenhuma memória de ter tido azar em uma sexta 13.

Abs

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+