Cada vez mais blogueiros acabam na cadeia

terça-feira, 17 de junho de 2008

Um estudo da Universidade de Washington mostra que cada vez mais blogueiros são presos no mundo. Claro que este número é muito maior em países com regimes políticos ou religiosos extremos. Para se ter uma idéia o número de prisões no ano passado foi 3 vezes maior que em 2006. Mas esta informação não é precisa e o estudo cobre apenas aquelas que chegaram a mídia. "Egito, Irã e China são os lugares mais perigosos para se blogar sobre política, pois eles representam mais da metade das prisões", disse o professor Phill Howard, um dos autores do estudo. Um blogueiro passa em média 15 meses na cadeia.

Mas não pense que os países "livres" estão livres das prisões de blogueiros. EUA, França, Canadá e Inglaterra prenderam pessoas por coisas escritas em seus blogs. Não pense que todos os presos são coitados ou defensores da liberdade, pois um dos presos nos EUA foi encarcerado porque seu blog ensinava como atrair garotas menores de idade. Outro que foi preso no início de 2008 na Inglaterra usava seu blog para ameaçar um policial que estava prendendo ladrões demais.

Empresas como Google e Yahoo! ajudaram muito nestas prisões ao liberar para o governo chinês informações sobre os blogueiros, mesmo que publicamente as duas empresas condenem este tipo de ação.

Não podemos esquecer que os blogs também atraem a violência para seus criadores. Este foi o caso de um blogueiro chinês que foi espancado até a morte por autoridades locais (clique aqui para ler).

Os blogs chegaram para ficar e isso não só preocupa governos, como também a mídia tradicional, que está perdendo a unanimidade como meio de se obter informação.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+